Notícias
Novo Reservatório de São Paulo – Beneficiando Mais de 500.000 Pessoas
Acompanhada pela parlamentar Carla Morando, visitamos o canteiro de obras do maior reservatório da Região Metropolitana de São Paulo, o RM-Jaboticabal (Piscinão do Jaboticabal).
1. A Visita de Carla Morando
A deputada estadual Carla Morando visitou o local em 15 de agosto, observando o progresso das obras desse importante reservatório que aliviará os problemas de enchentes na região do ABC. Segundo Morando, a obra é vital para os habitantes de São Bernardo, São Caetano e São Paulo.
2. O Piscinão do Jaboticabal
Com 130 mil metros quadrados de terreno e capacidade para 900 mil metros cúbicos de água da chuva, o Piscinão do Jaboticabal será o maior reservatório da região. A expectativa é que esteja pronto no segundo semestre de 2024.
3. Responsabilidade do DAEE
A execução da obra está a cargo do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), vinculado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.
4. Impacto nos Moradores da Região
Cerca de 500 mil habitantes da região do ABC serão beneficiados pelo Piscinão do Jaboticabal. O reservatório irá minimizar os efeitos das enchentes, especialmente nas áreas próximas aos córregos Ribeirão dos Couros e dos Meninos.
5. Investimento e Empregos Gerados
O investimento para a obra é de R$ 323 milhões. Até agora, aproximadamente 150 empregos diretos foram criados com o avanço das obras. Estima-se que mais 1,8 mil postos serão criados até a conclusão do projeto.
6. O Piscinão Mercedes Pauliceia
Após a inspeção no Piscinão do Jaboticabal, a deputada Carla Morando visitou o Piscinão Mercedes Pauliceia. Este reservatório, em operação desde 2005, tem capacidade para acumular até 380 milhões de litros de água.
7. Sistema de Controle dos Reservatórios
Cada estrutura construída para o reservatório possui um sistema de controle ajustado às características do local. Durante as chuvas fortes, a água é direcionada para o reservatório, passando por paredes e escadarias que diminuem a velocidade da água.
8. Processo de Escoamento
Quando o reservatório atinge uma capacidade mínima, as bombas são automaticamente acionadas, e a água é escoada através de uma tubulação de volta ao rio.
9. Equipe Técnica
A equipe técnica do DAEE, incluindo os engenheiros Nelson Lima, Ney Meyer e Ubirajara Tadeu Ferreira, acompanhou a visita da deputada Carla Morando. Klaus Jotten e Ronald Spitzkopf, do consórcio Rac Jaboticabal, também estiveram presentes.
10. Futuro das Obras
Com o avanço das obras, espera-se que o Piscinão do Jaboticabal traga alívio para os moradores da região do ABC, que há anos sofrem com as enchentes. Este é um marco importante para a infraestrutura da Região Metropolitana de São Paulo.
—
Esta matéria é uma contribuição original baseada em várias fontes confiáveis. O compromisso é trazer as informações mais recentes e relevantes sobre o tema.
Para informações adicionais, acesse o site