Connect with us
Visita China Beauvallet 3 Foto Andre Costa Vice Governadoria A Conquista Paranaense - Segundo Lugar na Competição Latino-Americana de Classificação de Solos Visita China Beauvallet 3 Foto Andre Costa Vice Governadoria A Conquista Paranaense - Segundo Lugar na Competição Latino-Americana de Classificação de Solos

Notícias

A Conquista Paranaense – Segundo Lugar na Competição Latino-Americana de Classificação de Solos

Published

on

O Núcleo Paranaense da Ciência do Solo (NEPAR-PR), tem muito a celebrar com a participação dos estudantes do Paraná na Competição Latino-Americana de Classificação de Solos. Essa competição aconteceu no final de julho de 2023, na cidade de São Joaquim, Santa Catarina, e foi parte das atividades do XXIII Simpósio Latino-Americano da Ciência do Solo.

Sobre o Evento

O evento foi realizado na Estação Experimental de São Joaquim (Epagri – EESJ) e promovido pelas sociedades brasileira e latino-americana de Ciência do Solo (SLCS). A organização ficou por conta da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Advertisement

A competição contou com a presença de 16 alunos, divididos em quatro equipes – três nacionais e uma internacional. Além da equipe do NEPAR-PR, estavam presentes duas equipes do Centro Regional Sul da SBCS e uma equipe da Espanha.

A Equipe Paranaense

A equipe paranaense era formada pelos professores Taciara Zborowski Horst e Alessandro Samuel Rosa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Dois Vizinhos e Campus Santa Helena, respectivamente. Os alunos participantes foram Ana Caroline Pretto e Fernanda Jutkoski do curso de Agronomia da UTFPR-Dois Vizinhos, além de Vitor Peruzzi e Debora Kempner do curso de Agronomia da UTFPR-Santa Helena. Todos esses alunos fazem parte do Laboratório de Pedometria, conduzido pelos dois professores mencionados.

Advertisement

Com um desempenho impressionante, a equipe paranaense conquistou o segundo lugar geral da competição e o terceiro lugar por equipe. O destaque individual ficou com a estudante Fernanda Jutkoski (UTFPR-Dois Vizinhos) que conquistou o segundo lugar individual, e com Debora Kerber (UTFPR-Santa Helena) que ficou em quinto lugar individual. A equipe espanhola ficou em primeiro lugar no geral.

O Propósito da Competição

Segundo o professor Alessandro Samuel Rosa (UTFPR-Santa Helena), a competição teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma experiência única de conhecer solos e paisagens de locais diferentes dos que eles normalmente estudam. Isso explica o fato de que pessoas do local não puderam participar da competição.

Advertisement

> ‘Assim, eles puderam aplicar todo o conhecimento adquirido na graduação e na pós-graduação e ver a aptidão agrícola e a capacidade de uso das terras em um cenário novo. Foi uma atividade intensa e desafiadora para os estudantes, que demonstraram grande competência e interesse pela ciência do solo’, afirmou o professor Rosa.

A competição consistia em coletar, descrever, classificar e interpretar diferentes tipos de solos em um contexto desconhecido para os participantes. Além disso, eles tinham que fazer recomendações de uso do solo com base nas potencialidades regionais, como fruticultura, silvicultura e hortaliças. Para isso, os estudantes usaram os sistemas de classificação internacional Soil Taxonomy e WRB, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Toda prova tinha que ser realizada em 60 minutos.

Advertisement

Como foi o Treinamento

No primeiro dia da competição, os estudantes passaram por um treinamento teórico. Eles assistiram a palestras sobre os critérios utilizados para classificar os solos no WRB, ministrada pela professora Rosa Poch, da Universidade de Lleida, na Espanha, e no Soil Taxonomy, ministrada pela professora Lucia Anjos (UFRRJ), que também é presidente da SBCS. Ambas as professoras atuaram como juízas na competição.

No segundo dia, as equipes tiveram treinamento de campo, em duas vinícolas de São Joaquim, onde puderam observar as características da paisagem e dos solos predominantes da região. No terceiro dia, as quatro equipes foram para o campo na EESJ para identificar, classificar e interpretar os solos.

Advertisement

Nível de Conhecimento dos Alunos Paranaenses

Samuel Rosa observou que as equipes eram formadas por estudantes de pós-graduação, exceto a do Paraná, que era de graduação. ‘Isso mostra o alto nível de conhecimento e habilidade dos alunos paranaenses na área de solos’, comemorou o professor.

Para a professora Taciara Zborowski Horst, que participou como técnica da equipe, a competição é uma oportunidade valiosa para os alunos, pois eles podem vivenciar situações muito diferentes das que estão acostumados.

Advertisement

> ‘Neste evento, oferecemos a eles uma experiência incrível para aprender a observar diferentes tipos de solos, identificar, descrever, classificar e, mais importante, inferir sobre o comportamento ambiental dos solos. Esse conhecimento é fundamental para qualquer profissional das áreas agrícolas ou das ciências ambientais que queira aperfeiçoar suas habilidades nessa área’, argumenta Taciara.

A Inspiradora Vitória da Equipe Paranaense

De acordo com a diretora do NEPAR-PR, Nilvania de Mello, os excelentes resultados da equipe paranaense podem inspirar outros alunos a participarem dessas competições, ressaltando a importância do evento para o crescimento acadêmico e profissional dos alunos.

Advertisement

> ‘O resultado da equipe foi fantástico, extremamente positivo. Ao participar de uma competição como esta, o estudante não só aumenta a chance de conhecimento, mas a paixão pela ciência do solo. Certamente participar desta competição internacional, foi uma experiência inigualável’, afirmou a diretora do Nepar.

Nilvania acredita que a participação em eventos como este contribui para a formação de novos cientistas do solo.

Advertisement

> ‘Quem participa de uma competição como esta dificilmente esquece essa experiência, dificilmente deixa de se tornar um cient

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2017 powered by Notícias de Emprego.