Notícias
Rejeição à Proposta de Layoff na Gerdau – Negociações em impasse
Introdução
Na semana passada, um impasse surgiu nas negociações entre a Gerdau, uma das principais produtoras de aço no Brasil, e o Sindicato dos Metalúrgicos. A discórdia gira em torno das propostas de layoff apresentadas pela Gerdau, que foram formalmente rejeitadas pelos trabalhadores. Este artigo irá detalhar a situação atual, as declarações de ambas as partes e a resposta do sindicato.
Impasse nas Negociações
Segundo um artigo do Portal de Notícias(https://www.portaldenoticias.com.br/noticia/29582/sindicato-denuncia-demissoes-na-gerdau-em-meio-a-negociacoes-de-layoff.html), a Gerdau solicitou ao sindicato a realização de uma nova assembleia para discutir as negociações de um layoff, que é a suspensão temporária de contratos de trabalho.
Contudo, o Sindicato dos Metalúrgicos divulgou uma nota de esclarecimento afirmando que a proposta encaminhada pela Gerdau foi rejeitada pelos trabalhadores. Segundo a nota, ‘a empresa não solicitou nova reunião com o Sindicato, bem como não apresentou nenhuma nova proposta, considerando que os trabalhadores rejeitaram a proposta anteriormente encaminhada pela empresa’.
O Portal de Notícias solicitou um novo posicionamento da Gerdau, mas até a publicação deste artigo não havia obtido retorno.
Comunicado do Sindicato dos Metalúrgicos
O Sindicato dos Metalúrgicos esclareceu em sua nota que a Gerdau havia encaminhado uma proposta de Acordo Coletivo de Layoff, que foi rejeitada pelos trabalhadores em uma assembleia realizada em 09/08/2023. As principais razões para a rejeição foram a falta de garantia de condições mínimas de remuneração (salário) e de garantia de emprego.
Após a rejeição da proposta, o Sindicato dos Metalúrgicos encaminhou um ofício à Gerdau informando o resultado da assembleia. No entanto, após o envio do ofício, a empresa não solicitou nova reunião com o Sindicato e também não apresentou nenhuma nova proposta.
O Sindicato dos Metalúrgicos ressaltou que uma nova assembleia só pode ser convocada após o envio de uma nova proposta pela empresa. No entanto, em vez de buscar uma negociação, a Gerdau optou por realizar demissões.
O Sindicato solicita que a Gerdau reveja sua posição, suspenda as demissões imediatamente e retorne à negociação, enviando uma nova proposta para resolver a situação.
Resposta da Gerdau
A Gerdau confirmou que está em negociações com o sindicato local sobre a implementação de um programa de layoff na usina de Charqueadas (RS). A empresa solicitou uma nova data para a realização de uma assembleia e aguarda o retorno do sindicato.
A Gerdau argumenta que o programa de layoff visa preservar os empregos existentes. O pedido para a definição de uma nova data para a realização de uma assembleia foi solicitado ao sindicato pela empresa, que aguarda o retorno da entidade.
A empresa reforça que o atendimento aos clientes se manterá inalterado, apesar das negociações.
Conclusão
A situação na Gerdau é um exemplo das dificuldades enfrentadas pelas empresas e trabalhadores em meio à crise econômica. O impasse nas negociações ressalta a importância do diálogo e da negociação para encontrar soluções que atendam às necessidades de ambas as partes.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais. Compartilhe o link.
> Receba notícias pelo WHATSAPP(https://chat.whatsapp.com/LNvdA34D4iO4NRGwQVFUVR)
> Receba notícias pelo TELEGRAM(https://t.me/joinchat/MXKl8hN1N3Ol7kAnfvgcwg)
> Siga nossa página no FACEBOOK(https://www.facebook.com/jornal.portaldenoticias)
> Siga nossa página no INSTAGRAM(https://www.instagram.com/jornalportaldenoticias/)
> Estamos na nova rede social Threads como @jornalportaldenoticias.