Notícias
Crescimento acelerado do mercado de empanados – uma análise
A praticidade tem sido uma busca constante na vida moderna, e um aspecto que destaca essa realidade é a mudança nos padrões alimentares dos consumidores. Uma categoria de alimentos que tem se beneficiado desse cenário é a de empanados de frango. Esta análise examina o crescimento desse mercado, que movimenta mais de R$ 2,9 bilhões anualmente, com um aumento médio de 7,4% ao ano, segundo um estudo encomendado pela [Seara](https://seara.com.br/) à [Kantar](https://www.kantar.com/brazil) em 2022.
1. Transformação da indústria da proteína animal
O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA)(https://abpa-br.org/), [Ricardo Santin](https://abpa-br.org/area-exclusiva/ricardo-santin-sera-o-novo-presidente-da-abpa/), afirma que a ascensão dos empanados de frango está alinhada com a evolução da indústria da proteína animal. Originalmente, o frango era vendido inteiro, mais tarde, começou a ser comercializado em partes. Agora, o mercado está evoluindo para a terceira etapa, com o crescimento dos alimentos processados.
> ‘A evolução foi acontecendo conforme a urbanização, a melhora do poder de compra etc. Estamos em um estágio além de simplesmente vender os cortes. Começamos a vender a comida quase pronta, ou seja, um frango temperado, um frango com ervas e legumes… O empanado é aquela facilidade para que a pessoa possa pegar uma peça saborosa, com cuidado de produção, e já fazer a cocção’, disse.
2. Consumo de frango no Brasil
O frango é a carne mais consumida no Brasil, com uma média de 45 kg por pessoa por ano, de acordo com o