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Mapeamento de Cursos Técnicos em Minas Gerais – Uma Análise Profunda

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Minas Gerais é um estado repleto de oportunidades e desafios no que diz respeito à educação profissionalizante. Este artigo abordará os esforços atuais para mapear a demanda de mercado e a empregabilidade em todas as regiões de Minas Gerais, com foco especial nos cursos técnicos.

1. O Mapeamento: Uma Visão Geral

Um mapeamento robusto foi realizado pelas instituições de ensino que oferecem cursos técnicos profissionalizantes. Este mapeamento foi realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG)(https://www.educacao.mg.gov.br/), [Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede)](http://www.desenvolvimento.mg.gov.br/) e [Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese/MG)](https://social.mg.gov.br/). A análise e os resultados deste mapeamento estão disponíveis [aqui](https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiODI1ZjY2ODYtMGU5Yi00M2MzLWIyY2MtNzg4NGFkMDg5YWYyIiwidCI6IjBhM2E0MjVlLTY3M2EtNDY2Ny1iYTcwLWE4NTZlYTQ1OWUyNCJ9).

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O portal do mapeamento é intuitivo e dinâmico, permitindo consultas por cidade, região, cursos específicos e eixos tecnológicos. Ele fornece informações sobre o potencial de empregabilidade e a prioridade dos cursos técnicos em cada região.

2. A Metodologia do Mapeamento

Para a realização do mapeamento, dois levantamentos foram realizados pela Sede e pelas 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) da SEE/MG. Esses levantamentos foram baseados nas demandas do setor produtivo e nas necessidades locais. Além disso, o Mapa de Demanda por Educação Profissional, elaborado pela Sedese, foi usado como referência.

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3. O Futuro dos Cursos Técnicos em Minas Gerais

A próxima edição do Trilhas de Futuro está prevista para ser lançada no segundo semestre de 2023. Com a divulgação do mapeamento, as instituições de ensino terão a oportunidade de analisar a viabilidade de oferecer novos cursos alinhados com as oportunidades de emprego em cada região.

4. Uma Análise Regional

Todas as regiões do estado foram analisadas no mapeamento. A demanda por profissionais do curso de manutenção aeronáutica na cidade de Araxá, no Alto Paranaíba, é um exemplo notável. Atualmente, nenhum curso desse tipo é oferecido em Minas Gerais.

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5. Vale do Lítio: Uma Região em Ascensão

No Vale do Lítio, que inclui os municípios de Araçuai, Capelinha, Salinas, Teófilo Otoni e Turmalina, já se estima uma demanda de 1,6 mil vagas nas áreas de eletrotécnica, química, mecânica, contabilidade, segurança do trabalho, administração, manutenção de máquinas pesadas, mineração, edificações, hidrologia, metalurgia, agroindústria e florestas.

6. Demanda Estadual

No nível estadual, as áreas que mais demandam profissionais capacitados são administração, alimentos, cerâmica, contabilidade, desenvolvimento de sistemas, eletrônica, eletrotécnica, enfermagem, logística, manutenção de máquinas pesadas, mecânica, meio ambiente, produção de moda, química, segurança do trabalho, sistemas de energia renovável, vendas, vestuário e veterinária.

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7. Trilhas de Futuro: Uma Iniciativa de Inclusão

O programa Trilhas de Futuro é uma iniciativa do Governo de Minas(https://www.mg.gov.br/), através da SEE/MG. Sua missão é oferecer gratuitamente cursos técnicos de formação profissional com perspectivas de empregabilidade.

8. Participantes e Recursos

Atualmente, cerca de 130 mil estudantes estão matriculados no programa Trilhas de Futuro. São oferecidos 82 opções de cursos em 283 instituições credenciadas em 133 municípios mineiros.

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9. Benefícios do Programa

Além da formação gratuita, os alunos selecionados para o programa recebem uma ajuda de custo de R$ 20 por dia para transporte e alimentação.

10. Investimento Estatal

Até o momento, o Governo de Minas já investiu cerca de R$ 1 bilhão no programa Trilhas de Futuro. Este investimento demonstra o compromisso do estado em promover a educação profissionalizante e a empregabilidade de seus cidadãos.

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Para informações adicionais, acesse o site

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