Notícias
Sindicato Denuncia Demissões da Gerdau em Meio – ping – 2023-08-18 20 -14 -04.796786 a Negociações de Layoff
Na última quinta-feira, dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Charqueadas denunciaram em um video publicado no Facebook(https://www.facebook.com/sindimetalcharqueadas/videos/955799375649657) que a Gerdau, uma das unidades localizadas no município, começou a demitir funcionários. Segundo eles, essa seria uma tática da empresa para pressionar os trabalhadores a aceitarem uma proposta de layoff.
O que é Layoff?
Layoff é uma estratégia adotada por empresas em momentos de crise para evitar demissões em massa. Trata-se de uma suspensão temporária do contrato de trabalho, permitindo que a empresa reduza custos sem ter que desligar seus colaboradores.
Alegações do Sindicato
Os dirigentes do Sindimetal afirmam que a empresa está criando uma crise financeira para justificar o layoff e as demissões, ao mesmo tempo em que distribui R$ 1 bilhão entre os acionistas.
> ‘A empresa segue na ideia de redução salarial para os trabalhadores que forem para o layoff e, ao mesmo tempo, quer distribuir R$ 1 bilhão para os acionistas. Uma contradição total’ — afirma Márcio Rosa, sindicalista.
O sindicato pede que a empresa retome as negociações do layoff, apresente alternativas e suspenda as demissões.
Posicionamento da Gerdau
Em nota enviada ao Portal de Notícias, a Gerdau confirmou que está em negociações com o sindicato local sobre a realização de um programa de layoff na usina de Charqueadas.
A empresa justifica que essa decisão visa preservar os empregos existentes, devido à necessidade de ajuste da companhia a uma menor demanda por aços especiais nos próximos meses.
> ‘Essa decisão reflete a necessidade de ajuste da companhia a uma menor demanda por aços especiais nos próximos meses, uma vez que diversas empresas da indústria automotiva brasileira, principal consumidora do produto, estão concedendo férias coletivas a seus funcionários devido à redução do ritmo de vendas no mercado local. A Empresa reforça que o atendimento aos clientes se manterá inalterado.’
Conclusão
O cenário apresentado traz à tona a complexidade das relações de trabalho em tempos de crise. De um lado, empresas buscando alternativas para manter suas operações, do outro, trabalhadores lutando por seus direitos e por estabilidade no emprego.
Para manter-se informado sobre o desenrolar desta situação, acompanhe nossas atualizações nas redes sociais:
– Facebook(https://www.facebook.com/jornal.portaldenoticias)
– Instagram(https://www.instagram.com/jornalportaldenoticias/)
– Telegram(https://t.me/joinchat/MXKl8hN1N3Ol7kAnfvgcwg)
– WhatsApp(https://chat.whatsapp.com/LNvdA34D4iO4NRGwQVFUVR)
–