Notícias
Turismo em Ascensão – Minas Gerais em Destaque no Panorama Brasileiro
Crédito da imagem: Fazenda Roça Grande
Aumento do turismo na Serra da Canastra
‘Vivenciamos um mês de julho excepcional’, exclama o agricultor e empresário Hugo Faria Leite, cuja propriedade em São Roque de Minas, na região da Serra da Canastra, é um conhecido ponto turístico. Aproximadamente metade do queijo produzido por Leite é vendido diretamente na fazenda, onde os visitantes podem provar e aprender sobre todas as etapas de produção desse alimento, que é candidato a patrimônio da humanidade pela Unesco.
‘Em julho, acolhemos mais de 3 mil pessoas em nossa fazenda, proporcionando a experiência do queijo artesanal da Canastra’, celebra Leite. Ele observa que os indicadores do turismo estão retornando aos níveis pré-pandemia.
Minas Gerais na liderança do turismo brasileiro
Os comentários otimistas de Leite são ecoados por outros produtores rurais mineiros, administradores municipais e representantes do setor turístico, que veem um crescimento robusto do turismo em Minas Gerais. O estado tem se destacado no panorama brasileiro, registrando o maior volume de atividades turísticas e um crescimento superior a 720% em relação à média nacional.
Segundo o IBGE, a variação do volume das atividades turísticas de Minas Gerais, em abril de 2023, correspondeu a 10,1% em comparação com abril de 2022, enquanto a variação do volume nacional foi de 1,4% no mesmo período.
ing – 2023-08-18 15:17:36.313790## Promoção do queijo artesanal e do turismo local
Higor Freitas, gerente executivo da Associação dos Produtores de Queijo Canastra (Aprocan), destaca que a expectativa para 2023 é que o fluxo turístico na região da Canastra supere os índices pré-pandêmicos até dezembro.
‘O turismo de experiência vem crescendo. Atualmente, recebemos grupos de 30 a 35 pessoas provenientes de outros estados’, aponta Freitas. Ele atribui essa tendência ao apoio do Governo de Minas(http://www.mg.gov.br) e da [Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult)](http://www.secult.mg.gov.br), que têm valorizado a cultura mineira e apoiado a candidatura do Queijo Minas Artesanal a patrimônio da humanidade.
Segundo Freitas, a realização de feiras e eventos também tem fortalecido o setor. ‘Temos 70 produtores associados, que produzem em média 52.500 quilogramas de queijo por mês. Com esse cenário positivo, planejamos aumentar a produção nos próximos meses para atender a demanda turística na região’, acrescenta.
ing – 2023-08-18 15:17:51.314632## Expansão do turismo hoteleiro
Essa expansão do turismo não se limita à Serra da Canastra. Em Poços de Caldas, no sul de Minas, por exemplo, a ocupação hoteleira atingiu 100% em julho. A cidade, famosa por suas fontes termais, recebe aproximadamente 1,6 milhões de turistas por ano, e as projeções indicam um aumento nos próximos meses.
Um dos investimentos mais recentes que poderá contribuir para esse crescimento é o contrato de concessão do Circuito Integrado, composto pelo Complexo Turístico Cristo Redentor (com teleférico e rampa de voo livre), a Fonte dos Amores, o Recanto Japonês e o Complexo Turístico Véu das Noivas.
O contrato, no valor de R$ 45 milhões, foi firmado em dezembro do ano passado entre a prefeitura de Poços de Caldas e a empresa Circuito Integrado do Turismo de Poços de Caldas. O acordo, estruturado pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG)(http://www.bdmg.mg.gov.br), prevê a geração de 300 empregos no município e a arrecadação de R$ 20 milhões em Impostos Sobre Serviços (ISS) durante o período de concessão.
Poços de Caldas (Crédito: Victor Imesi)
‘A concessão do Circuito Integrado representa um grande avanço para o município. Atualmente, temos 11 mil leitos disponíveis, e a cidade está se preparando para aumentar essa capacidade, pois há uma demanda crescente. Esse investimento vai beneficiar todo o setor turístico de Poços de Caldas, melhorando a qualidade dos serviços, oferecendo novas opções de lazer para os turistas e gerando empregos e renda para a cidade e a região’, destaca o secretário municipal de Turismo de Poços de Caldas, Israel Souza Pinheiro.
Uberlândia: um polo de turismo e negócios
Outra cidade mineira que se destaca é Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Incluída pelo Ministério do Turismo entre os municípios brasileiros mais bem preparados para receber turistas nacionais e internacionais, Uberlândia vem se destacando no ranking nacional nos segmentos de turismo de negócios e eventos.
‘O turismo de negócios sempre foi a vocação de Uberlândia, que tem uma localização estratégica e atrativa para o empreendedorismo. Mas nossa cidade também é muito rica culturalmente e historicamente, com diversas manifestações religiosas e tradições gastronômicas, além de espaços para o lazer. Portanto, investimos em políticas de infraestrutura que acompanhem o crescimento da nossa cidade e contribuam para a qualidade de vida’, explica o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão.
Crédito da imagem: Prefeitura de Uberlândia
Com 3.546 meios de hospedagens e 6.305 leitos, Uberlândia recebe anualmente uma média de 584.716 visitantes nacionais, além de 18.732 turistas estrangeiros.
Reconhecida por sediar competições esportivas como o Sul-Americano de Vôlei Feminino, a Copa Davis de Tênis, o Pré-Olímpico de Vôlei Feminino e a Supercopa de Vôlei, Uberlândia também se consolidou como um importante espaço para shows, recebendo na Arena Sabiazinho apresentações de bandas e artistas de renome nacional
Para informações adicionais, acesse o site