Notícias
Impulsionando o Desenvolvimento Industrial em Marabá – Uma Iniciativa do Estado
Introdução
A indústria é o motor da economia e o Estado do Pará tem reconhecido este fato. Com uma visita recente ao Distrito Industrial (DI) de Marabá, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Paulo Bengtson, destacou os esforços do Estado para apoiar e impulsionar o setor industrial.
A Visita ao Distrito Industrial de Marabá
Na última quarta-feira (16), o secretário Paulo Bengtson esteve em Marabá, onde visitou o Distrito Industrial e algumas empresas estabelecidas na área. A visita foi uma oportunidade para conhecer o processo industrial, os projetos atuais, a infraestrutura produtiva e outras necessidades do setor.
Bengtson estava acompanhado por Ian Correa, vice-presidente da Siderúrgica Norte Brasil (Sinobras), e pelos diretores da Correias Mercúrio, Alauri Silva e Alexander Galastri.
Propósito do Distrito Industrial
O DI foi estabelecido com a intenção de ser um local para empresas que procuram uma localização estratégica para impulsionar a produção industrial. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento econômico do Estado do Pará.
O Papel do Estado
O Estado do Pará está trabalhando para criar um ambiente favorável para a instalação de indústrias. Com uma série de iniciativas, o Estado busca oferecer soluções para a melhoria do ambiente de negócios, contribuindo para a geração de empregos, renda e para a verticalização do segmento industrial paraense.
Entre as iniciativas, Bengtson destacou os incentivos fiscais que podem conceder até 90% ou 95% de incentivo, dependendo da análise do projeto.
Incentivos Fiscais
O Estado do Pará vem concedendo incentivos fiscais por meio das Leis nº 6.489, de 27 de setembro de 2002, e 6.912, 6.913, 6.914 e 6.915, de 03 de outubro de 2006. O objetivo desses incentivos é a geração de emprego e renda, a descentralização das atividades econômicas, a atração de novos investimentos, a competitividade das empresas e a verticalização das cadeias produtivas.
Esses benefícios podem reduzir a carga tributária do ICMS, além de incentivar a implantação de novos empreendimentos, a modernização, ampliação ou diversificação de empresas já instaladas e a aquisição de máquinas e equipamentos para o parque industrial.
Conclusão
Com uma combinação de visitas técnicas, incentivos fiscais e iniciativas de apoio, o Estado do Pará está mostrando seu compromisso com o desenvolvimento industrial. Esta abordagem integrada visa não apenas aumentar a produção, mas também melhorar o ambiente de negócios, gerar empregos e renda e contribuir para a economia do Estado.
Referência: Governo PA(https://www.agenciapara.com.br/noticia/46376/estado-fomenta-desenvolvimento-do-polo-industrial-em-maraba#e9d67842-337a-4426-8d5a-57df4c561efa)
Para informações adicionais, acesse o site