Connect with us
WhatsApp Image 2023 08 16 at 17.05.36 Copia Fórum Permanente do Poder Judiciário será instituído no Rio de Janeiro WhatsApp Image 2023 08 16 at 17.05.36 Copia Fórum Permanente do Poder Judiciário será instituído no Rio de Janeiro

Notícias

Fórum Permanente do Poder Judiciário será instituído no Rio de Janeiro

Published

on

Na próxima semana, o cenário jurídico do Rio de Janeiro irá presenciar um marco histórico. A criação do Fórum Permanente do Poder Judiciário no Estado do Rio de Janeiro (Fojurj) será oficializada na terça-feira, 22 de agosto. Esta iniciativa inovadora, que congregará os principais tribunais do estado, promete trazer eficiência e celeridade ao processo jurídico.

Integrantes do Fórum

Os quatro principais tribunais do estado – Tribunal de Justiça (TJ-RJ), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) e Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1), serão os participantes deste fórum.

Advertisement

> ‘Isso é uma iniciativa dos quatro tribunais sediados no Rio de Janeiro. É algo pioneiro. Nenhum estado da federação conseguiu reunir seus tribunais em um projeto como esse’, afirmou o presidente do TJ-RJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo.

Objetivos do Fojurj

O principal objetivo do Fojurj é incrementar a eficiência e a rapidez da prestação jurisdicional, através da cooperação entre os tribunais. Este fórum permitirá uma troca de experiências e informações entre os diferentes órgãos, o que poderá levar a melhorias significativas no sistema judiciário.

Advertisement

Preparação para a criação do Fórum

O TRF-2 sediou a primeira reunião preparatória do Fórum, em 2 de agosto. Durante esta reunião, foram definidos o regimento interno e a criação de dois grupos de trabalho: um diretivo, com os presidentes dos tribunais, e outro operacional, responsável por elaborar estudos e sugestões.

Projetos discutidos

Foram abordados temas como a construção de um projeto de memória do Judiciário fluminense, a promoção da inclusão digital, a ampliação da Justiça itinerante e a integração das escolas de Magistratura.

Advertisement

Opinião dos presidentes dos tribunais

Em um artigo publicado no site Consultor Jurídico (ConJur)(https://www.conjur.com.br/2023-ago-17/opiniao-integracao-justicas-estado-rio-janeiro), os presidentes Ricardo Rodrigues Cardozo (TJ-RJ), João Ziraldo Maia (TRE-RJ), Guilherme Calmon (TRF-2) e César Marques Carvalho (TRT-1) destacaram a importância do novo Fórum.

> ‘Temos a certeza de que o Fojurj se notabilizará por conferir uma nova face ao Poder Judiciário brasileiro, possibilitando a ampliação do emprego de recursos tecnológicos e informacionais, e a disseminação de boas práticas em áreas essenciais para a sociedade civil fluminense, no âmbito do sistema de justiça, em sintonia com as diretrizes mais contemporâneas de gestão cooperativa e os princípios regentes da Administração Pública, assegurando ainda o mais efetivo cumprimento dos direitos humanos e fundamentais’, escreveram os desembargadores.

Advertisement

Instalação do Fojurj

A instalação do Fojurj acontecerá às 16h, no Salão Nobre do Fórum Central do TJ-RJ.

Leia também:
Desembargador Flávio Horta receberá a Medalha Tiradentes na segunda-feira(https://amaerj.org.br/noticias/desembargador-flavio-horta-recebera-a-medalha-tiradentes-na-segunda-feira/)
Câmara Municipal homenageará cinco desembargadores do Rio na sexta-feira(https://amaerj.org.br/noticias/camara-municipal-homenageara-cinco-desembargadores-do-rio-na-sexta-feira/)
Relatório Justiça em Números 2023 será divulgado no dia 28(https://amaerj.org.br/noticias/relatorio-justica-em-numeros-2023-sera-divulgado-no-dia-28/)

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2017 powered by Notícias de Emprego.