Notícias
Joe Biden revigora a história de Camp David ao receber o Primeiro-Ministro japonês e o Presidente sul-coreano
Introdução
Em um movimento que colocará Camp David no centro das atenções internacionais novamente, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, abrirá suas portas para um encontro com os líderes do Japão e da Coreia do Sul. O local, que já foi palco de eventos que marcaram a história diplomática, parece estar pronto para outra rodada de destaque.
Camp David: Um breve histórico
Construído pela obra de infraestrutura iniciada pelo presidente Franklin Roosevelt durante a Grande Depressão, Camp David tem uma rica história de encontros internacionais. O mais famoso deles foi, sem dúvida, o evento em que o presidente Jimmy Carter mediou os acordos de Camp David em 1978 entre o presidente egípcio Anwar al-Sadat e o primeiro-ministro israelense Menachem Begin.
A primeira cúpula EUA-Japão-Coreia do Sul em Camp David
Para a primeira cúpula EUA-Japão-Coreia do Sul, Biden escolheu o retiro montanhoso de Camp David em Maryland. Um funcionário do governo observou que a escolha de Camp David é simbólica, representando uma nova era de amizade entre os três países.
O que se espera da cúpula
O encontro entre Biden, o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida e o presidente sul-coreano Yoon Suk Yeol deve ocorrer no histórico Laurel Lodge. Prevê-se que o almoço de trabalho será na Cabine do Presidente, Aspen Lodge. Se o clima permitir, uma coletiva de imprensa deverá ser realizada ao ar livre nas belas paisagens do local.
Camp David na Segunda Guerra Mundial
O primeiro líder estrangeiro a visitar Camp David, então conhecido como ‘Shangri-La’, foi o primeiro-ministro britânico Winston Churchill. Churchill estava lá para discussões sobre a Segunda Guerra Mundial com Roosevelt. Fotos de arquivo dos EUA mostram os dois perto de um riacho, com Roosevelt segurando uma vara de pescar e Churchill um charuto.
Camp David durante a Guerra Fria
No auge da Guerra Fria, Camp David também desempenhou um papel significativo. O primeiro-ministro soviético Nikita Krushchev visitou o presidente Dwight Eisenhower no local em 1959, alguns anos antes da crise dos mísseis cubanos de 1962 levar as tensões da Guerra Fria ao máximo.
A tentativa de paz de Clinton em Camp David
No ano 2000, o presidente Bill Clinton utilizou Camp David como palco para uma tentativa de estabelecer um acordo de paz entre o primeiro-ministro israelense Ehud Barak e o presidente palestino Yasser Arafat. Infelizmente, seus esforços não foram bem-sucedidos.
Camp David: um retiro presidencial
Além de ser um local de encontros internacionais, Camp David também é um lugar onde os presidentes podem descansar e escapar das pressões do cargo. O presidente Ronald Reagan, por exemplo, visitou o local 189 vezes durante seus oito anos no cargo. Em contraste, o presidente Donald Trump preferia seus próprios resorts de golfe e só foi ao retiro 15 vezes durante seu mandato.
Final
Com o encontro entre Biden, Kishida e Yoon, Camp David está pronto para mais um capítulo significativo em sua história. Enquanto aguardamos os resultados deste encontro, podemos apenas esperar que este seja mais um passo positivo nas relações entre os EUA, o Japão e a Coreia do Sul.
Para informações adicionais, acesse o site