Connect with us
curso online2 O Crescimento do Emprego Formal no Rio Grande do Sul em 2023 curso online2 O Crescimento do Emprego Formal no Rio Grande do Sul em 2023

Notícias

O Crescimento do Emprego Formal no Rio Grande do Sul em 2023

Published

on

Uma Visão Geral

O primeiro semestre de 2023 foi marcado por um crescimento significativo na geração de empregos formais no Brasil. Com um acréscimo de 1.023.540 de postos de trabalho, o país viu um saldo positivo em todas as suas cinco principais categorias econômicas. O Rio Grande do Sul seguiu a mesma tendência, fechando o semestre com um aumento de 53.315 empregos formais.

As Estatísticas

Conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o estado do Rio Grande do Sul teve um saldo de 53.315 empregos formais no primeiro semestre de 2023. Isso foi resultado de 763.996 contratações e 710.681 desligamentos.

Advertisement

Os setores que mais impulsionaram as contratações foram o de serviços, com 30.655 postos, e o de indústria, com 20.557 postos. Fevereiro foi o mês de destaque, com um saldo positivo de 20.367 vínculos formais de trabalho.

A Análise do Especialista

Segundo o economista Otto Nogami, a indústria e os serviços foram os setores que mais contribuíram para esse crescimento. Ele explica que o aumento da atividade econômica nos períodos de safra é natural e, portanto, leva a uma maior contratação do que demissões no emprego formal.

Advertisement

De acordo com Nogami, o aumento do emprego formal no primeiro semestre indica um possível crescimento mais expressivo no segundo semestre, impulsionado pela queda da taxa básica de juros e pelo arrefecimento das pressões inflacionárias.

Empregados Estrangeiros e Aprendizes

Além disso, em junho, o Rio Grande do Sul registrou um acréscimo de 498 empregados estrangeiros e 407 aprendizes, reforçando a diversidade e a inclusão no mercado de trabalho.

Advertisement

Remuneração Média

O relatório do CAGED também mostra que a remuneração média no período foi de R$ 1.899,86, o que reflete a valorização do trabalho no estado.

Conclusão

O crescimento do emprego formal no Rio Grande do Sul no primeiro semestre de 2023 é uma notícia encorajadora. Com o setor de serviços e a indústria liderando o caminho, o estado está demonstrando seu potencial econômico e sua capacidade de proporcionar oportunidades de emprego para uma ampla gama de profissionais.

Advertisement

Fonte Original: