Estágio
MPPB anuncia processo seletivo para estagiários universitários; inscrições iniciam dia 28
O Ministério Público da Paraíba divulgou um edital para a realização do processo seletivo para formação de cadastro de reserva para estágio, destinado a estudantes do 4º ao 6º período de 11 cursos superiores. Este processo será realizado pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) através de um exame online. As inscrições serão exclusivamente pelo site do CIEE(https://pp.ciee.org.br/vitrine/processos%20-seletivos/publico) e poderão ser feitas entre 28 de agosto até às 12h do dia 12 de setembro (horário de Brasília).
Informações Gerais
Segundo o edital publicado no Diário Oficial Eletrônico do MPPB no último dia 15, o estágio será desenvolvido em setores e órgãos do MPPB localizados em João Pessoa. O estágio terá uma carga horária de 25 horas semanais (não excedendo 5 horas por dia). Os selecionados receberão uma bolsa de R$ 700,00 e um auxílio transporte de R$ 107,80.
Este estágio será destinado a estudantes dos cursos de Administração, Arquitetura, Arquivologia, Ciências Contábeis, Design Gráfico, Engenharia Civil, Informática, Jornalismo, Mídias Digitais, Relações Públicas e Serviço Social. Para participar da seleção, o estudante deve estar matriculado em uma instituição de ensino superior pública ou privada que tenha convênio vigente com o CIEE e cursando os cursos mencionados no edital no ano vigente.
Outros requisitos incluem ser brasileiro nato, naturalizado ou estrangeiro com visto permanente no país, ter idade mínima de 16 anos completos, não ter sido exonerado a bem do serviço público, estar em dia com as obrigações eleitorais (quando maior de 18 anos) e militares (se do sexo masculino e maior de 18 anos). Será observada a política de estágio de cada instituição, conforme a Lei 11.788/08.
Inclusão
O MPPB reservará 10% das vagas de cada curso para pessoas com deficiência e 30% para pessoas negras (pretas e pardas). O edital orienta candidatos com deficiência e negros sobre como proceder com suas inscrições.
Candidatos trans (travestis ou transexuais) que desejarem atendimento pelo nome social, mesmo que não possuam documentos oficiais retificados com seu nome, deverão selecionar, no ato da inscrição, o item ‘Dados Pessoais’ e a opção ‘desejo informar meu nome social’, para preencher o campo ‘nome social’. Nessa situação, o candidato deverá realizar sua inscrição informando seu nome civil no campo nome completo, ficando ciente de que o nome social será utilizado em toda a comunicação pública do processo seletivo, sendo considerado o nome civil apenas para as etapas internas (formalização do Termo de Compromisso de Estágio) e para a devida identificação dos inscritos.
Exames
Serão aplicadas duas provas online objetivas, cada uma contendo 10 questões de múltipla escolha. A primeira prova será sobre língua portuguesa e a segunda, sobre conhecimentos gerais (educação, cultura, meio ambiente, política, economia, história e geografia). As provas serão realizadas gratuitamente, no período de 28 de agosto até às 12h do dia 12 de setembro deste ano, pelo site do CIEE.
Os candidatos terão dois minutos para responder cada questão e caso não respondam dentro do tempo determinado, o sistema gravará a resposta em branco e seguirá automaticamente para a próxima questão. O edital também traz as regras para realização das provas.
Apenas serão classificados aqueles que obtiverem nota igual ou superior a 50% do total da prova. Em caso de empate, o desempate será feito pelos critérios de maior idade, maior nota em português, maior nota em conhecimentos gerais e inscrição mais antiga.
O gabarito provisório e o caderno de questões (espelho de prova) serão divulgados no dia 13 de setembro, no site do CIEE. Os recursos sobre o gabarito poderão ser interpostos no dia seguinte.
Serão elaboradas três listas provisórias de classificação, uma geral, outra exclusiva para autodeclarados negros e uma terceira lista exclusiva para pessoas com deficiência, por curso, em ordem decrescente de classificação das notas obtidas. Essas listas serão publicadas no dia 5 de outubro. Poderá ser interposto recurso no dia 6 de outubro.
O resultado definitivo será publicado no dia 17 de outubro e a partir daí, os candidatos aprovados e classificados deverão providenciar a documentação exigida no edital para agilizar o processo de contratação/convocação, que será feito por e-mail.
Datas Importantes:
1. Inscrição e realização da prova online. 28/08 até às 12h do dia 12/09/2023,
2. Divulgação do gabarito/espelho de prova provisório. 13/09/2023,
3. Interposição de recursos contra o gabarito provisório (espelho de prova). 14/09/2023,
4. Publicação da classificação provisória, gabarito definitivo (espelho de prova), resposta aos recursos: 05/10/2023,
5. Interposição de recursos contra a classificação provisória. 06/10/2023,
6. Publicação da classificação definitiva. 17/10/2023.
Para ler o edital na íntegra, clique AQUI(http://www.mppb.mp.br/images/IMPRENSA/DiarioOficialMPPB-2023-08-15-139-158.pdf).
Para informações adicionais, acesse o site