Notícias
Iluminação Completa na RS-239 – Uma Conquista de Novo Hamburgo
Após Parobé, Novo Hamburgo se tornou a segunda cidade a finalizar a instalação de iluminação pública(https://www.jornalnh.com.br/noticias/2023/07/11/iluminacao-publica-ao-longo-da-rs-239-depende-de-investimentos-dos-municipios.html) na totalidade do trecho da RS-239, que passa pelo seu território. Ambas as cidades conseguiram essa realização através de investimentos próprios e se destacam como as únicas com 100% de iluminação na rodovia estadual dentro de seus limites.
Realização e Investimento
A iluminação no trecho hamburguense da RS-239 foi concluída neste mês pela Prefeitura, incluindo alças de acesso e vias paralelas à pista principal. O investimento total foi de aproximadamente R$ 1,3 milhão, provenientes do tesouro municipal.
‘A segurança e o conforto dos usuários, principalmente os hamburguenses, foram o impulso para esse investimento significativo’, ressalta a prefeita Fátima Daudt, embora lamente que o Município tenha que custear a melhoria em uma rodovia estadual e ainda pagar pedágio.
Benefícios e Melhorias
A melhoria beneficiou quatro quilômetros da estrada, desde a Universidade Feevale até o limite com Campo Bom. O trecho entre o viaduto com a BR-116 até a Feevale já havia sido iluminado pela Prefeitura anteriormente.
Em junho, a administração informou que seriam instalados 162 postes e 280 luminárias, com um investimento de cerca de R$ 1,2 milhão. No entanto, no novo trecho, foram colocados 171 postes metálicos e 343 luminárias LED, além de cabos de alumínio, conectores, relés fotoelétricos, suportes para luminárias e cintas galvanizadas com parafusos de fixação.
Mudanças Perceptíveis
Os motoristas já começam a perceber a diferença entre os trechos iluminados e os escuros. Lauri José da Silva, 57 anos, morador de São Leopoldo, que leva sua filha à Feevale quase todos os dias, disse que a situação melhorou muito.
‘Antes era uma escuridão total. Agora ficou muito bom’, afirmou.
A diferença entre os trechos iluminados e os que não possuem luz é gritante. Quem percorre a 239 em direção a Campo Bom, entra na escuridão a partir do limite dos municípios. O retorno próximo ao pedágio, inclusive, é de difícil visualização.
Projetos Futuros
A prefeita Fátima também determinou a Procuradoria-Geral do Município tratativas com o Daer para possibilitar ao Município a