Connect with us
b499216dc14c722c24f3b762e7929671 Governo adquire leite em pó para estimular setor em dificuldades b499216dc14c722c24f3b762e7929671 Governo adquire leite em pó para estimular setor em dificuldades

Notícias

Governo adquire leite em pó para estimular setor em dificuldades

Published

on

Introdução

A aquisição de estoques de leite em pó de agricultores familiares foi divulgada na quarta-feira (16) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) como uma das ações governamentais para auxiliar o setor, atualmente em dificuldades devido ao crescimento da importação do produto, especialmente de países integrantes do Mercosul.

Investimento

Para a compra do leite em pó, o governo federal destinará R$ 100 milhões através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade de Compra Direta.

Advertisement

> ‘A aquisição pública beneficia de imediato o setor. Compramos das organizações, cooperativas, associações de agricultores familiares que possuem estoque e, a partir disso, podem adquirir mais leite e aumentar o preço. Quando realizamos uma aquisição desse porte, é um sinal muito positivo para o setor e também para o mercado. É uma demonstração de que os agricultores têm um suporte do governo federal, que está agindo em seu benefício’, explicou o presidente da Conab, Edegar Pretto, à Agência Brasil.

O leite em pó adquirido será destinado a pessoas em condições de insegurança alimentar e nutricional, de acordo com as demandas do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Advertisement

Aumento de Impostos

Como outra medida para apoiar o setor, o governo planeja aumentar o imposto de importação de leite e produtos lácteos. O Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou o aumento do Imposto de Importação de 12,8% para 18%, pelo período de um ano, para três produtos lácteos: queijo de pasta mole e de pasta azul e óleo de manteiga.

Fiscalização

Em outra iniciativa, o governo promete ampliar a fiscalização do leite importado de outros países. Segundo Pretto, foram feitas denúncias sobre a prática de reidratação do leite em pó importado, o que é proibido.

Advertisement

Importações

De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea Esalq/USP), as importações brasileiras de laticínios aumentaram 148% entre junho de 2022 e junho de 2023. Em relação ao leite em pó, as compras externas cresceram ainda mais: 234,11% no período, sendo os principais fornecedores o Uruguai, a Argentina e o Paraguai.

Impacto para o consumidor

Apesar da queda dos preços do leite para os produtores, o preço final do produto para os consumidores vem registrando alta. Entre janeiro e julho de 2023, o leite longa vida registrou alta de 7,13%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial.

Advertisement

Conclusão

A situação atual do mercado de leite em pó no Brasil é delicada, com importações em alta e preços internos caindo. As medidas do governo visam estabilizar o setor e oferecer apoio aos produtores locais. No entanto, é necessário um acompanhamento constante para garantir que as ações propostas sejam efetivas e não causem impactos negativos na economia do país.

Fonte: EBC GERAL(https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-08/governo-vai-comprar-leite-em-po-para-estimular-setor-em-dificuldade#6e3c85dd-2b7c-4664-9327-021074ff1135)

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2017 powered by Notícias de Emprego.