Notícias
Caravana da Juventude Negra – Uma Jornada Participativa em Florianópolis
Figura 1: Divulgação/ Governo Federal
A Caravana da Juventude Negra é uma iniciativa notável que está percorrendo todas as capitais do Brasil, com o objetivo de desenvolver o Plano Juventude Negra Viva (PJNV). Florianópolis, a capital de Santa Catarina, terá a honra de receber a Caravana nos dias 21 e 22.
Objetivos da Caravana
A Caravana é coordenada pelo Ministério da Igualdade Racial e pela Secretaria-Geral. Seu principal objetivo é criar políticas públicas para combater a violência contra a população jovem e negra. Através dos encontros, os participantes têm a oportunidade de dar suas sugestões para a elaboração do PJNV, que será lançado em novembro.
Apoio e Participação de Santa Catarina
Em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família está apoiando a iniciativa. Além de ajudar na organização do evento, eles estão convidando a juventude para participar da Caravana.
Segundo Regina Suenes, gerente de Políticas para Igualdade Racial e Migrantes da SAS, esta é a primeira oportunidade de articular a promoção de políticas públicas efetivas. Ela ressaltou que, pela primeira vez, a juventude negra poderá discutir a situação e apresentar propostas de acordo com sua realidade.
Temas a serem discutidos
Durante o encontro, serão discutidos diversos tópicos relevantes, tais como:
1. Segurança pública e acesso à justiça
2. Geração de trabalho, emprego e renda
3. Educação
4. Democratização do acesso à cultura e à ciência e tecnologia
5. Promoção da saúde
6. Garantia do direito à cidade
A participação dos jovens negros nesse debate é fundamental para a elaboração de um plano eficaz.
A Importância da Escuta
No lançamento da Caravana no Ceará, o secretário Nacional de Juventude, Ronald dos Santos, ressaltou a importância de ouvir as demandas mais urgentes da juventude negra. Ele afirmou que a plena realização da abolição, ainda não totalmente alcançada, depende da garantia de direitos fundamentais para a população negra, especialmente o direito à vida.
Foco na Redução da Letalidade
O PJNV tem como principal foco a redução da letalidade entre os jovens negros de todo o Brasil. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2021, pessoas negras representaram 77,6% das vítimas de homicídio doloso.
Um estudo realizado pelo Instituto Sou da Paz, entre 2012 e 2019, mostrou que a taxa de mortalidade por homicídio de jovens negros foi 6,5 vezes maior do que a taxa nacional.
Conclusão
A Caravana da Juventude Negra é uma excelente iniciativa para envolver a juventude negra na discussão e formulação de políticas públicas. O encontro em Florianópolis promete ser um marco importante na luta pela igualdade racial e pela garantia dos direitos fundamentais da população negra.
Para informações adicionais, acesse o site