Notícias
A Ascensão do Setor de Petróleo e Gás no Brasil – O Papel Pioneiro de Sergipe
Na última semana, a cidade de Aracaju foi palco de debates significativos sobre a indústria de Petróleo e Gás no Brasil. A segunda edição do Seminário ‘Sergipe Oil & Gas’ destacou a importância de Sergipe no setor, devido ao seu enorme potencial nesse segmento, impulsionado pelo projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP) da Petrobras.
O Projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP)
O SEAP é um projeto ambicioso da Petrobras, planejado para entrar em operação em 2028. A expectativa é que o projeto produza cerca de 240 mil barris de petróleo por dia e 20 milhões de metros cúbicos/dia de gás canalizados do mar. Com isso, Sergipe se destacará no cenário nacional, sendo responsável por 20% da produção de gás brasileira.
Impacto no Desenvolvimento Econômico de Sergipe
Durante o seminário, o senador Laercio Oliveira (PP-SE) deu ênfase ao impacto positivo que a indústria de petróleo e gás pode trazer para a economia sergipana. Ele mencionou que a promissora indústria de gás e petróleo está atraindo investimentos estratégicos e promovendo um crescimento econômico sustentável para Sergipe.
> ‘As perspectivas de futuro são extraordinárias. Temos uma projeção palpável para o estado de Sergipe, através de uma infraestrutura larga, e isso foi tratado numa reunião que eu participei juntamente com o governador Fabio Mitidieri com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. É preciso que indústrias levem esse gás abundante para todas as regiões do estado para que haja atratividade de mercado e, consequentemente, geração de emprego, renda, desenvolvimento e crescimento’, afirmou Laercio.
O Apoio do Governo do Estado
O governador de Sergipe, Fabio Mitidieri, também esteve presente no evento e enfatizou o compromisso do governo estadual com o setor de Petróleo e Gás. Ele destacou a importância de criar um ambiente propício para a instalação de indústrias e a geração de novas oportunidades de emprego.
Novas Descobertas e Futuros Desenvolvimentos
As recentes descobertas e a continuação da exploração de petróleo e gás nos campos terrestres, liderados pela empresa Carmo Energy, são um vetor de desenvolvimento com potencial para transformar a economia sergipana nas próximas décadas.
Em Barra dos Coqueiros, a 20 km de Aracaju, está localizada e em funcionamento a Usina Termoelétrica (UTE) Porto de Sergipe I, de propriedade da Eneva. Esta UTE é a maior unidade geradora do gênero no Brasil, com capacidade de geração de 1.600 MW, e se destaca como um vetor de desenvolvimento na indústria nacional de energia e gás.
A Eneva tem ainda quatro novos projetos prontos, aguardando oportunidades nos novos leilões de energia, que, em conjunto, terão capacidade de geração de 3.200 megawatts de energia.
A Importância do Seminário Sergipe Oil & Gas
O presidente da Sergipe Gas (Sergas), José Matos, destacou o papel do Seminário como um catalisador para o desenvolvimento e aprimoramento contínuo do setor de energia.
> ‘Hoje estão aqui todos os atores que contribuem para o desenvolvimento do Estado no setor de óleo e gás. E o governador Fabio Mitidieri, extremamente preocupado e atuante, vem conversando com as indústrias, mostrando o cenário de Sergipe para os próximos anos. Então, eu quero parabenizar o governo, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), em particular o seu superintendente executivo, Marcelo Menezes, pelas palestras e toda a troca de conhecimento oportunizada aqui’.
Sergipe: Um Protagonista Nacional
Eduardo Aragon, diretor da Brainmarket, uma das organizadoras do evento, ressaltou o protagonismo de Sergipe no setor de gás para a atração de novas indústrias. Ele elogiou o trabalho do senador Laércio Oliveira e sua contribuição para o setor de Petróleo e Gás.
A Contribuição do Senador Laércio Oliveira
Symone Araújo, diretora da Agência Nacional do Petróleo (ANP), destacou a contribuição do senador Laércio Oliveira, que tem desempenhado um papel essencial na organização do mercado.
> ‘O primeiro aspecto que eu ressalto foi o papel conciliador e inteligente do senador Laércio Oliveira, que conseguiu com muita sabedoria, paciência e capacidade, construir ao final um relatório de uma lei que efetivamente está respondendo aos desafios do mercado muito rapidamente’, disse.
A nova Lei do Gás, sancionada em 2021, já produziu efeitos visíveis, especialmente no Nordeste e em Sergipe.
Conclusão
O futuro do setor de Petróleo e Gás no Brasil é promissor, e Sergipe está se posicionando como um líder nesse desenvolvimento. Com o apoio do governo do estado, a indústria tem o potencial de impulsionar o crescimento econômico e criar novas oportunidades de emprego. O Seminário ‘Sergipe Oil & Gas’ desempenhou um p
Para informações adicionais, acesse o site