Notícias
Metalúrgica Cofelma – Uma História de Crescimento e Inovação
Introdução
A Metalúrgica Cofelma Ltda, uma empresa de grande porte do ramo metal-mecânico, localizada em Santa Maria, é o exemplo vivo do poder dos incentivos econômicos na promoção do desenvolvimento industrial. Esta empresa recebeu o maior valor de incentivo do Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (Fundopem), totalizando R$ 50,46 milhões.
O Papel do Fundopem
O Fundopem, uma iniciativa do governo do Rio Grande do Sul, visa promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável no estado. Ao contrário de um financiamento direto, o incentivo é oferecido por meio do financiamento parcial do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incremental gerado a partir da operação da empresa beneficiada.
Diretrizes do Fundopem
O Fundopem adota uma série de diretrizes estratégicas para atingir seus objetivos, que incluem:
1. A descentralização estratégica da produção industrial
2. A redução de desigualdades regionais
3. O desenvolvimento do parque industrial, considerando os arranjos produtivos locais
4. A competitividade da atividade industrial e agroindustrial
5. A geração significativa de empregos
6. O desenvolvimento ou incorporação de avanços tecnológicos e de inovação de processos e produtos
7. A complementação das cadeias produtivas da economia estadual
8. O respeito ao meio ambiente
Essas diretrizes são fundamentais para garantir que o incentivo proporcionado pelo Fundopem seja eficaz e sustentável a longo prazo.
Condições de Concessão do Fundopem
Para se qualificar para o financiamento do Fundopem, uma empresa deve atender a uma série de condições, incluindo:
* Geração de emprego
* Realização de investimentos fixos
* Regularidade em operações contratuais junto ao BADESUL, BANRISUL e BRDE
* Regularidade com obrigações fiscais e ambientais
Essas condições garantem que apenas empresas responsáveis e empenhadas em contribuir para o desenvolvimento econômico e social do estado sejam beneficiadas.
Condições de Financiamento do Fundopem
O financiamento oferecido pelo Fundopem é estruturado de forma a apoiar a empresa beneficiada ao longo do tempo, com condições como:
* Limite total do financiamento: até 100% dos investimentos fixos do empreendimento
* Limite mensal: até 9% do faturamento bruto incremental, não podendo exceder ao valor correspondente a 90% do ICMS incremental devido
* Prazo de carência: até cinco anos para cada parcela mensal do ICMS financiado
* Prazo de amortização: até 10 anos e meio para cada parcela mensal do ICMS financiado
* Prazo de fruição: até 10 anos e meio
* Custo Financeiro: IPCA/IBGE
* Juros: até 2% ao ano
A História da Metalúrgica Cofelma
Fundada em 15 de julho de 1980, a Metalúrgica Cofelma começou suas atividades no setor metal-mecânico voltadas para a manutenção de máquinas e equipamentos industriais e agrícolas de empresas de Santa Maria e região.
No entanto, a falta de espaço físico na empresa original levou a uma mudança em 1982 para uma área maior. Em 1986, a Cofelma expandiu suas operações para incluir a fabricação de equipamentos para transporte de grãos e granulados para indústrias do segmento agrícola.
Inovação e Crescimento
Em 1999, a Cofelma desenvolveu um tipo diferenciado de helicoide, o Laminado com Borda Reforçada, que resultou em um significativo aumento de sua participação no mercado nacional. Posteriormente, a empresa introduziu processos de fabricação de helicoides passo a passo em grandes espessuras, o que possibilitou o aumento do rol de produtos.
Em 2002, a Cofelma decidiu focar seus esforços na fabricação de equipamentos, especialmente transportadores helicoidais, para atender à região sul do Brasil.
Expansão e Atualidade
Em 2003, a empresa expandiu-se para os mercados do Centro-Oeste e Sudeste e, em 2010, iniciou a transferência da fábrica para seu atual endereço, um parque fabril de 50.000 metros quadrados.
Hoje, a Cofelma continua focada no setor industrial agrícola, fabricando helicoides e equipamentos afins, e atendendo também a outros setores como canavieiro, algodoeiro e construção civil.
Além de seus próprios projetos, a Cofelma também atua na fabricação de peças seriadas e execução de projetos especiais de acordo com as especificações dos clientes.
Conclusão
A história de sucesso da Metalúrgica Cofelma é um testemunho do impacto positivo que iniciativas como o Fundopem podem ter no desenvolvimento de empresas e na economia local. Através do incentivo financeiro e da orientação estratégica, empresas como a Cofelma podem crescer, inovar e contribuir significativamente para a economia e o desenvolvimento socioeconômico do estado.
Com informações do governo do RS e do site da Metalúrgica Cofelma
Para informações adicionais, acesse o site