Notícias
Petro Toma a Iniciativa de Renegociar o Acordo de Livre Comércio com os EUA
Gustavo Petro, o respeitado líder da Colômbia, fez um anúncio impactante recentemente. Ele revelou sua intenção de renegociar o Tratado de Livre Comércio (TLC) com o Estados Unidos, que é o grande mercado das exportações colombianas.
Encontro com Produtores de Café
Em uma reunião significativa com os produtores de café, Petro declarou que o acordo em vigor há mais de uma década proíbe o cultivo de variedades de milho nativas da Colômbia.
> ‘O tratado de livre comércio com os Estados Unidos proíbe isso (…) E, quero anunciar publicamente que a renegociação começará’, disse Petro, mantendo os detalhes adicionais em segredo.
Os agricultores que se encontravam em Pitalito, um município no sul do país, receberam a notícia com aplausos efusivos.
Petro e a Campanha Presidencial de 2022
Durante a campanha presidencial de 2022, Petro, que é o primeiro presidente de esquerda na história da Colômbia, propôs modificações no TLC para proteger a agricultura nacional dos produtos americanos, que são vendidos a preços extremamente baixos.
> ‘Importamos quase todo o nosso milho dos Estados Unidos e do Canadá. Se eu pudesse substituir esse milho pelo milho colombiano cultivado, teríamos 1,2 milhão de empregos adicionais, ou seja, riqueza’, explicou o presidente.
No entanto, seus oponentes alertam que a modificação dos acordos para incluir novas tarifas sobre as importações implicaria em uma resposta similar do governo dos Estados Unidos, possivelmente afetando a estabilidade econômica do país.
O TLC e a Economia Colombiana
O TLC, que está em vigor desde 15 de maio de 2012, transformou os Estados Unidos no principal comprador dos bens e serviços exportados pela Colômbia, além de ser um dos maiores investidores no país, segundo dados do Ministério do Comércio colombiano.
As exportações da Colômbia para os Estados Unidos totalizaram 14,838 bilhões de dólares em 2022 (R$ 76 bilhões, na cotação da época), sendo principalmente petróleo, carvão e outros produtos minerais, de acordo com a Câmara de Comércio Colombo-Americana.
> ‘Queremos sair da extração (de minerais), não achamos que esse seja o futuro da Colômbia (…) precisamos voltar ao mundo da produção, do trabalho’, acrescentou o presidente.
A Colômbia tem atualmente 16 acordos comerciais em vigor com 62 países.
Futuro da Colômbia e Encontro com Joe Biden
Petro, que assumiu o poder prometendo uma série ambiciosa de reformas sociais, teve seu primeiro encontro com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em meados de abril na Casa Branca.
Links Relacionados
![Reforma ministerial: Lula e Lira têm o segundo encontro em duas semanas(https://cdn.folhape.com.br/img/c/300/170/logo.jpg)
Politica
Reforma ministerial: Lula e Lira tem o segundo encontro em duas semanas
](https://www.folhape.com.br/politica/reforma-ministerial-lula-e-lira-tem-o-segundo-encontro-em-duas/286665/ ‘Reforma ministerial: Lula e Lira têm o segundo encontro em duas semanas’)
![‘Bençãos, axé, shalom, parabéns’: parlamentares celebram aniversário do presidente da CPI(https://cdn.folhape.com.br/img/c/300/170/logo.jpg)
CPI DO 8 DE JANEIRO
‘Bençaos, axe, shalom, parabens’: parlamentares celebram aniversario do presidente da CPI
](https://www.folhape.com.br/politica/bencaos-axe-shalom-parabens-parlamentares-celebram-aniversario/286662/ ”Bençãos, axé, shalom, parabéns’: parlamentares celebram aniversário do presidente da CPI’)
Para informações adicionais, acesse o site