Notícias
A Proposta de Observatório Sobre Violência Contra a Mulher – Uma Análise
A violência contra a mulher é uma questão social persistente que precisa ser abordada com urgência. Neste contexto, surge a proposta da deputada Sheila Klener (PSDB) para a criação de um observatório sobre a violência contra a mulher na Assembleia Legislativa. O objetivo é efetivar políticas de proteção às vítimas de agressão e melhorar a segurança para aquelas que denunciam tais agressões.
1. O Discurso da Parlamentar
Em seu discurso, Klener mencionou nomes de mulheres que foram mortas por seus parceiros no estado, a prevalência do machismo recreativo e falhas nos projetos de segurança para as mulheres que denunciam agressões.
> ‘Vejo aqui um grande machismo recreativo. Visto a roupa que eu quiser, coloco o batom que eu quiser. Saio e me relaciono uma noite, uma madrugada com quem eu quiser. Quem aqui não foi jovem e saiu, bebeu se divertiu e voltou para casa? Não é porque sou mulher que não posso fazer’, relatou a deputada.
2. O Caso de Cristiane Castrillon da Fonseca Tirloni
Um dos casos destacados pela parlamentar foi o feminicídio da advogada Cristiane Castrillon da Fonseca Tirloni. Ela foi assassinada após deixar um bar em Cuiabá na companhia do ex-policial militar Almir Monteiro dos Reis, principal acusado pelo crime.
Apesar dos fortes indícios contra ele, o homem nega o crime. Este caso provocou uma onda de comentários nas redes sociais, questionando a conduta da vítima.
3. A Necessidade de um Observatório
No curso de seu discurso, Klener sugeriu a criação de um observatório para monitorar e analisar estes casos de violência contra a mulher. O objetivo seria criar uma base de dados confiável para informar políticas públicas mais efetivas.
> ‘Não sei como é o trâmite, mas que criemos um observatório e não fiquemos só nisso aqui (boletim de ocorrências)’, sugeriu a deputada.
4. A Importância das Políticas Públicas
Segundo Klener, enquanto as políticas públicas não forem efetivas, as mulheres continuarão a ser mortas.
> ‘Enquanto as políticas públicas não forem efetivas, as mulheres continuarão a ser mortas. Poderia ser eu, poderia ser sua filha, sua neta, deputado. Tenho 3 sobrinhas e poderiam ser elas. Não podemos aceitar. Todos têm grandes mulheres em suas vidas e poderia ser elas’, argumentou.
5. O Papel das Mulheres na Sociedade
Klener destacou a importância das mulheres na sociedade, como sustentadoras de suas famílias e como a maioria da população.
> ‘As mulheres sustentam suas casas e agora essas crianças estão órfãs. Essas mulheres têm que ser acolhidas, protegidas. Não adianta ter medida protetiva e essa mulher continuar no mesmo bairro que seu agressor. Precisamos avançar nessas políticas, somos uma força de trabalho em Mato Grosso e a maioria da população. Se continuarmos morrendo por sermos mulher, o que será deste estado?’, questionou.
6. Conclusão
A proposta de Klener para a criação de um observatório sobre a violência contra a mulher é uma medida importante no combate a esta questão. Através de dados confiáveis e análises cuidadosas, podemos esperar que políticas públicas mais efetivas sejam implementadas, protegendo melhor as mulheres e garantindo sua segurança.
Mais informações sobre a proposta da deputada Sheila Klener podem ser encontradas no site oficial da Assembleia Legislativa(http://www.al.mt.gov.br).
Para informações adicionais, acesse o site