Notícias
Refúgio 343 – Uma ONG Brasileira Transformando Vidas de Refugiados
Refúgio 343, uma organização não-governamental (ONG) sediada em Roraima, tornou-se recentemente a campeã do popular quadro The Wall, do programa Domingão com Huck. A ONG, que se dedica a apoiar refugiados e migrantes venezuelanos em todo o Brasil, conquistou uma das maiores premiações já concedidas pelo quadro.
Uma Vitória Emocionante
A emocionante vitória ocorreu no domingo, 13 de setembro. Os cofundadores da ONG, Fernando Rangel e Laura Fatio, participaram do programa com o objetivo de arrecadar fundos para auxiliar mais de 400 pessoas em situação de refúgio e migração em todo o país. Apesar de alguns contratempos durante o jogo, a dupla conseguiu recuperar-se e arriscar no final, levando para casa um prêmio de R$ 350 mil.
> “Foi uma experiência muito emocionante e histórica para nós. No final, decidimos arriscar tudo e conseguimos recuperar. Estamos muito gratos por essa oportunidade”, relembra Fernando Rangel.
A Missão da Refúgio 343
Fundada em 2019, a Refúgio 343 trabalha com dois principais pilares: acolhimento e educação. Por meio desses eixos, a organização já impactou mais de 3,7 mil pessoas em 231 municípios de 20 estados brasileiros.
Acolhimento
No pilar de acolhimento, a ONG tem se dedicado a apoiar refugiados venezuelanos, com a ajuda de indivíduos e empresas que se comprometem em auxiliar estas famílias na adaptação, na busca por emprego e moradia, custeando os gastos iniciais e apoiando sua inclusão nos sistemas de saúde e educação.
Educação
No pilar de educação, a Refúgio 343 promove a Escola Refúgio, localizada em Boa Vista. A escola oferece gratuitamente cursos de língua portuguesa, educação intercultural e cursos profissionalizantes. Até agora, mais de 4 mil certificados já foram entregues, com mais de 150 turmas formadas.
A Preparação para o The Wall
A participação na atração dominical exigiu muita preparação e estudo de edições anteriores do programa. Fernando Rangel conta que estudaram o formato do jogo para estarem prontos para o grande dia. A participação no The Wall é um jogo de perguntas e respostas que exige rapidez de pensamento e sintonia entre a dupla.
A Campanha Recomeço
Apesar da grande vitória no The Wall, a quantia arrecadada ainda está aquém da meta que a organização precisa para continuar apoiando o acolhimento de refugiados e migrantes até o final do ano. Para alcançar esta meta, a Refúgio 343 lançou a campanha ‘Recomeço’, com o objetivo de arrecadar R$ 500 mil até o dia 12 de setembro.
> “Estamos transbordando de felicidade pela participação no programa, mas ainda precisamos muito de ajuda. Todos os dias chegam ao Brasil cerca de 300 refugiados e migrantes em busca de acolhimento e de uma oportunidade para recomeçar. São famílias inteiras, com crianças, idosos e mulheres sem moradia, alimento e emprego”, conclui Fernando Rangel.
A história da Refúgio 343 é inspiradora e serve de exemplo para o poder da solidariedade. A conquista no The Wall é apenas um capítulo em uma história maior de comprometimento e dedicação ao apoio aos refugiados e migrantes. Como diz o ditado, ‘a jornada de mil milhas começa com um único passo’. A Refúgio 343 está dando passos importantes para ajudar aqueles que mais precisam. E você, está pronto para dar o próximo passo e apoiar esta causa?
Para informações adicionais, acesse o site